segunda-feira, 6 de junho de 2011

Passagem Literária traz um arco-íris de cultura


Subprefeitura Sé apresenta as exposições "As Cores e Magias da Cultura Pernambucana-Nordestina" e "Vida em Cores", que abordam os costumes nordestinos e o mundo LGBT

As novas exposições da Passagem Literária da Consolação deste mês apostam nas cores vibrantes e fortes do Nordeste e do arco-íris do mundo LGBT. As Cores e Magias da Cultura Pernambucana-Nordestina e Vida em Cores estão em cartaz a partir do dia 6 de junho, com duração de um mês. Os artistas André Cunha e Daia Oliver apostam em tons vivos e tem como objetivo principal mostrar a cultura destas pessoas que sofrem com preconceito.

O pernambucano André Cunha retrata nas obras de As Cores e Magias da Cultura Pernambucana-Nordestina, de arte naïf (palavra francesa que significa ingênua e traz estilo de pintura primitivista, sem técnica acadêmica) um pouco da história e cultura de Pernambuco e do Brasil. Na exposição, o artista quer mostrar o amor que tem pela arte da pintura, a riqueza do trabalho autodidata e um pouco sobre os costumes do local onde nasceu. "O projeto tem por objetivo mostrar um pouco da história do povo nordestino, a alegria das festas, a magia das crenças e as cores da cultura", diz Cunha.

Já o projeto Vida em Cores, de Daia Oliver, nasceu de uma pesquisa fotográfica realizada sobre o cotidiano e a cultura da população homossexual e suas relações com a cidadania paulistana. Serão expostas 18 peças que tentam traduzir o que se pode encontrar nesse mundo cheio de contrastes e cores, que merece ser reconhecido e melhor compreendido. "A idéia central desta exposição é promover a inclusão social e os conceitos de diversidade de gêneros, principalmente o público LGBT - lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros -, ampliando a necessidade de tolerância no espaço público", conta Daia.

A Passagem Literária da Consolação permanece aberta ao público das 7h às 21h durante a semana, e das 10h às 21h30 aos sábados, domingos e feriados. Além das exposições, o local dispõe um sebo de livros com títulos didáticos e da literatura nacional e internacional, mantido pela Associação Via Libris de Livreiros, que em parceria com a Subprefeitura Sé cuida da programação cultural e da manutenção do acesso.

Serviço
Exposições As Cores e Magias da Cultura Pernambuca-Nordestina, de André Cunha e Vidas em Cores, de Daia Oliver
Local: Passagem Literária da Consolação
Data: De 6 de junho a 6 de julho
Horário de funcionamento da Passagem: das 7h às 21h (de segunda a sexta-feira) e 10h às 21h30 (sábados, domingos e feriados)
Endereço: Rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (Metrô Consolação/Paulista)
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário