quarta-feira, 29 de junho de 2011

SWU 2011 Starts With You – Começa com Você


Peter Gabriel, Megadeth, The Black Eyed Peas, Snoop Dogg e Damian Marley estão entre os primeiros nomes confirmados na programação. Neil Young também participa do evento como palestrante do Fórum de Sustentabilidade.

Movimento de conscientização – que começou com a gincana “Impacto Zero” – culmina com grande festival em novembro, reunindo 70 atrações nacionais e internacionais na cidade de Paulínia e oferecendo ao público três dias de música, artes e consciência.

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento que convida as pessoas a repensar atitudes, trazendo o debate sobre a sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais equilibrado no âmbito econômico, social e ambiental.

Idealizado por Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, o movimento teve início em junho de 2010, com uma plataforma de ações de comunicação e engajamento que teve como seu primeiro grande marco de celebração o festival SWU Music and Arts Festival 2010, que reuniu 165,4 mil pessoas na cidade de Itu.

A programação da segunda edição do SWU já começou e, como no ano passado, irá culminar com uma grande celebração musical que acontece este ano na cidade paulista de Paulínia nos dias 12,13 e 14 de novembro.

“2010 foi o ano da conscientização. O SWU investiu muito em campanhas de informação, com cerca de R$ 70 milhões aplicados em rádio, TV, web, impressos e mídia exterior. Em 2011 vamos continuar direcionando esforços para conscientização das pessoas, mas principalmente para a mudança de atitudes”, diz Eduardo Fischer . “Daí a iniciativa de criar uma gincana que ajudará uma universidade a viabilizar o seu projeto de sustentabilidade. Daí a decisão de escolher uma cidade para sediar o festival que oferece uma contrapartida para a causa. São uma contribuição do movimento que a gente espera que sirva também de inspiração para outras pessoas. Porque pequenas atitudes geram grandes mudanças”, completa Fischer.

Seguindo o modelo e conceito de grandes festivais internacionais, onde o público acampa e vivencia o evento de maneira integral durante 3 dias, o SWU terá 4 palcos. São 2 principais, o Palco Energia e o Palco Consciência; o palco New Stage, onde se apresentarão novas tendências e bandas alternativas, e uma grande tenda de música eletrônica, a Greenspace, com capacidade para receber um público de 10 mil pessoas.

Primeiro festival camping do país, no estilo dos maiores festivais de música da Europa, o SWU celebra a mistura de sons e culturas, abraçando diferentes matizes da música mundial. Para este ano estão previstas as apresentações de cerca de 70 diferentes atrações nacionais e internacionais, que estarão sendo anunciadas até o início do festival.

“O Brasil demorou cerca de 40 anos para ter um festival em que as pessoas pudessem acampar, conviver e compartilhar experiências por alguns dias, a exemplo do que acontece nos principais festivais hoje em todo o mundo. A experiência do ano passado deu certo e mostrou que isso é possível. O SWU é um evento que propõe três dias de vivência em torno da música, das artes e principalmente da consciência pela sustentabilidade. É um evento para todo mundo, com um cardápio musical que abraça vários e diferentes estilos”, afirma Milkon “Mac” Chriesler, Diretor Geral do Festival.

SWU, o Movimento

O SWU é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem como marco de celebração um festival de música, artes e consciência realizado anualmente. Ao longo do ano ocorrem diversas ações de conscientização e mobilização. A primeira grande iniciativa do movimento em 2011 foi a “Gincana Impacto Zero”, que premiará uma universidade brasileira com R$ 500 mil para implementação de projeto de sustentabilidade. A gincana foi lançada em maio no programa Fantástico e em sua primeira etapa engajou universitários de todo o Brasil em provas de coleta e triagem de lixo reciclável, reunindo 138,9 toneladas de resíduos, doados para cooperativas de catadores. A partir de agosto os finalistas da competição participam de um reality show no canal Multishow, com apresentação de Didi Wagner, em que terão de cumprir diversas provas de sustentabilidade para concorrer ao prêmio final (http://www.swu.com.br/impactozero/index.php)

Antes da realização do festival acontecem ainda ações itinerantes em faculdades com debates e exposições de fotos, oficinas para o público infantil em parques públicos e concurso de curtas sobre sustentabilidade.

Outra das grandes iniciativas do SWU é o Fórum Global de Sustentabilidade, que este ano realiza sua segunda edição durante o período do Festival, no Teatro de Paulínia, diariamente, entre 12 e 14 horas, reunindo grandes pensadores, artistas, ativistas e representantes de Ongs, entre outros. Haverá ainda mostra de cinema, com a apresentação de curtas, longas, documentários e animações (nacionais e internacionais), sempre com o tema da sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário