quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matilha Cultural abre as portas para o lançamento de “Fela - Esta Vida Puta”



Biografia do músico e ativista político nigeriano Fela Kuti, escrita por Carlos Moore, é lançada no Brasil

O livro “Fela - Esta Vida Puta”, que conta a trajetória da vida tumultuada, provocadora e exuberante do musico nigeriano Fela Kuti (1938 – 1997), será lançada na Matilha Cultural, no dia 25 de junho. O autor da biografia Carlos Moore, estará presente no dia que ainda terá shows das bandas Bixiga 70, Frente 3 de Fevereiro, além da exibição do documentário "Music Is The Weapon", dirigido por Stéphane Tchal Dadjieff e Jean-Jacques Flori, em 1982 e essencial para conhecer melhor um dos principais artistas da história musical africana. Nesse dia, a entrada é um agasalho.

A música hipnótica de Fela Kuti, suas apresentações vulcânicas e seu estilo de vida provocador, renderam a ele uma enorme legião de seguidores em todo o mundo. Mas também lhe infligiram experiências terríveis: várias prisões em condições degradantes, constantes batidas policiais, um brutal ataque por toda uma brigada militar seguida pela queima de sua residência comunal e a destruição total de seus bens. Ainda assim, Fela alcançou fama internacional em uma onda de controvérsias e de uma postura política intransigente em favor dos despossuídos. Fela foi um corajoso pan-africanista que enfrentou diversas forças de opressão com o poder de sua música transformadora imortal.

Autenticada pelo próprio Fela como sendo o retrato fiel de sua verdadeira cara, o livro “Fela - Esta Vida Puta” é reconhecido por todos como a fonte primária incontornável sobre Fela. Para Carlos Moore “é uma biografia que choca, incomoda ou inspira, ela se torna tão imortal quanto seu sujeito. Muitas obras serão consagradas a Fela Kuti nos tempos que virão. Porém, podemos ter uma certeza: “Fela - Esta Vida Puta” se manterá inabalável como o único relato que é o reflexo genuíno de sua vida extraordinária e tão fora do comum, é autorizado pelo próprio Fela”.

O dia do lançamento será marcado por grandes homenagens ao ativista político na Matilha Cultural. A banda Bixiga 70 faz referência à banda Afrika 70, que acompanhou Fela Kuti até o fim da década de 1970 e que alimenta a imaginação dos dez integrantes que buscam estreitar laços entre o passado e o futuro através de uma leitura da música de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros e dos afro-sambas. Nessa noite o som urbano da banda Frente 3 de Fevereiro também faz conexão com os ritmos afro-descendentes e invade a Matilha Cultural com batidas de tambores e pulsações ancestrais com os afros-samples dos DJs e acompanhamento do baixo e da guitarra.

O documentário "Music Is The Weapon" será exibido no cinema da Matilha Cultural nessa mesma noite e mostra a vida de Fela Kuti desde a "República Kalakuta" à mítica casa noturna "Shrine". No auge de sua carreira numa Nigéria caótica, Fela quis concorrer à Presidência. O exército respondeu atacando sua comunidade, violentando suas mulheres e arremessando sua mãe de uma janela, o que a levou à morte pouco depois. É indispensável para conhecer os pensamentos políticos, religiosos do criador do afrobeat.

Sobre Carlos Moore:
Nascido e crescido em Cuba, é Doutor em Ciências Humanas e Doutor em Etnologia da Universidade de Paris na França. Atualmente é Chefe de Pesquisa (Research Fellow) na Escola para Estudos de Pós Graduação e Pesquisa na Universidade do Caribe (UWI), Kingston, Jamaica. Ele foi consultor pessoal para assuntos latino-americanos do Secretário Geral da Organização da Unidade Africana (atualmente União Africana), Dr. Edem Kodjo, de 1982 a 1983, e consultor pessoal do Secretário Geral da Organização da Comunidade do Caribe (CARICOM), Dr. Edwin Carrington, de 1966 a 2000. Foi assistente pessoal do professor Cheikh Anta Diop, diretor do Laboratório de Radiocarbono do Instituto Fundamental da África Negra, de 1975 a 1980, em Dakar, Senegal.

“FELA - Esta vida puta”
Autor:Carlos Moore
Prefácio: Gilberto Gil
Depoimentos: Stevie Wonder, Lásaro Ramos, Zezé Motta, Chico César, Paulo Lins, Sueli Carneiro, Carlinhos Brown, Nei Lopes, Seun Anikulapo-Kuti, Yeni Anikulapo-Kuti, Femi Anikulapo-Kuti, Robert Farris Thompson, Margaret Busby, Lindsay Barrett e Hugh Masekela
ISBN: 978-85-61191-46-7
NANDYALA Editora
344 páginas
Preço especial de lançamento: R$35,00

Fela. Esta Vida Puta – Festa de Lançamento
Sábado, 25 de junho, a partir das 18h30
Matilha Cultural – R. Rêgo Freitas, 542, Centro
Ingresso: um agasalho

Programação:
18h – exibição do documentário “Music is the Weapon”
19h - exibição do documentário “Music is the Weapon”
20h – show da banda Frente 3 de Fevereiro
21h15 – show da banda Bixiga 70
das 18h30 até o fim do evento: sessão de autógrafos com autor Carlos Moore e discotecagem dos DJs da Festa Fela (Haru, MZK, RamiroZ, Tahira e Tchuna)

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h as 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/crédito)
Entrada livre, inclusive para cães.
Ingresso: um agasalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário