segunda-feira, 4 de julho de 2011

KIROV Ballet – Teatro Mariinsky de São Petersburgo – Turnê Brasil 2011


Sinônimo de excelência e tradição, a mais importante e emblemática companhia de balé do mundo anuncia seu retorno ao Brasil, após 10 anos, para apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Símbolo do balé clássico em todo o mundo, a mais aclamada companhia de todos os tempos, o Kirov Ballet é também uma história de tradição e sucesso que tem 273 anos. Em seus palcos surgiram os maiores balés de todos os tempos, espetáculos como “Don Quixote” e “La Bayadère” e três grandes peças assinadas por Tchaikovsky, “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra-nozes” — ainda hoje entre os maiores sucessos da companhia. Nos palcos do Kirov nasceu também a genialidade dos maiores bailarinos da história, como Anna Pavlova, Vasláv Nijinsky, Rudolf Nureyev, Natalia Makarova e Mikhail Baryshnikov.

Tanta excelência transformou a companhia em um padrão para o mundo inteiro – o mais alto patamar que um bailarino pode almejar e conquistar. Pertencer ao Kirov é pertencer ao “dream team” da dança mundial, ter seu nome inscrito na história da dança. Suas apresentações nos cinco continentes são eventos disputados, que não decepcionam os mais exigentes amantes da dança mundial. Assim foi em suas três passagens anteriores pelo Brasil, em 1996, 1998 e 2001, assistido por mais de 120 mil pessoas, incluindo uma apresentação ao ar livre, realizada na temporada de 2001 na Enseada de Botafogo, para mais de 30 mil espectadores, a maior apresentação de um balé clássico no país.

Patrocínio da Bradesco Seguros foi essencial para o retorno da companhia ao Brasil

Com o patrocínio da Bradesco Seguros, que viabilizou este ano em agosto e setembro o aguardado retorno da companhia ao país – envolvendo cerca de 100 bailarinos e 40 técnicos do Teatro Mariinsky – para apresentações em 3 capitais, a atual turnê é mais uma realização da Dell’Arte Soluções Culturais, que também foi a responsável pelas outras três turnês brasileiras. O Kirov se apresenta no Theatro Municipal de São Paulo de 23 a 28 de agosto; no Theatro Municipal do Rio de Janeiro de 31 de agosto a 5 de setembro; e no Palácio das Artes de Belo Horizonte de 08 a 10 de setembro. No programa das apresentações brasileiras, o clássico Lagos dos Cisnes, cartão de visitas inigualável da companhia, e um Gala, que será visto no dia 26 de agosto em São Paulo e no dia 05 de setembro no Rio de Janeiro.

Dirigido atualmente por Yuri Fateiv, que procura manter o repertório clássico e romântico da companhia, promovendo paralelamente uma abertura para os coreógrafos mais modernos do ocidente, o Kirov Ballet possui atuamente cerca de 200 bailarinos.

O Lago dos Cisnes

O Lago dos Cisnes, com a música de Tchaikovsky, estreou em 4 de março de 1877 no Teatro Bolshoi de Moscou. A história se concentra na princesa Odette, transformada em cisne pelo bruxo Rohbart. À meia noite, ela e suas companheiras retomam a forma humana. Em uma destas ocasiões, Odette encontra e se apaixona pelo príncipe Siegfriend. A partir daí, a história se desenrola até o trágico final. Tchaikoskvy deu harmonia à narrativa e à dança, permitindo que a música estivesse intimamente ligada a todos os momentos da tragédia.

Com a genial música de Pyotr Tchaikovsky, libreto de Vladimir Begichev e Vasily Geltzer, o Lago dos Cisnes, que será apresentado com a coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov de 1895, com a direção artística de Konstantin Sergeyev, design de Simon Virsaladze e figurinos de Galina Solovieva, é uma das maiores jóias do repertório da companhia de 273 anos.

Patrocínio: Bradesco Seguros (www.bradescoseguros.com.br)
Realização: Dell’Arte Soluções Culturais (www.dellarte.com.br)

Theatro Municipal de São Paulo
23 de agosto – 3ª feira – Lago dos Cisnes
24 de agosto – 4ª feira – Lago dos Cisnes
25 de agosto – 5ª feira– Lago dos Cisnes
26 de agosto – 6ª feira– Gala
27de agosto – sábado– Lago dos Cisnes
28 de agosto – domingo – Lago dos Cisnes

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
31 de agosto – 4ª feira– Lago dos Cisnes
1º de setembro – 5ª feira– Lago dos Cisnes
2 de setembro – 6ª feira– Lago dos Cisnes
3 de setembro – sábado – Lago dos Cisnes
4 de setembro – domingo – Lago dos Cisnes
5 de setembro – 2ª feira– Gala

Palácio das Artes (Belo Horizonte)
8 de setembro – 5ª feira– Lago dos Cisnes
9 de setembro – 6ª feira– Lago dos Cisnes
10 de setembro – sábado – Lago dos Cisnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário