quarta-feira, 6 de julho de 2011

SWU 2011 Starts With You – Começa com Você


Festival anuncia os primeiros DJs confirmados para se apresentarem na tenda eletrônica: os americanos James Murphy e Frankie Knuckles e o alemão Sven Väth

Peter Gabriel, Megadeth, The Black Eyed Peas, Snoop Dogg e Damian Marley também estão entre os nomes já confirmados na programação do SWU 2011. Neil Young também participa do evento como palestrante do Fórum de Sustentabilidade.

O SWU (Starts With You – Começa Com Você), que acontece este ano na cidade paulista de Paulínia nos dias 12,13 e 14 de novembro, anuncia as primeiras estrelas que estarão se apresentando na grande tenda de música eletrônica, a Greenspace: os DJs norte-americanos James Murphy, nome por trás do celebrado projeto LCD Soundsystem, e Frankie Knuckles, considerado o pai da house music, e o alemão Sven Väth, que traz para o festival a mais badalada festa de Ibiza, a Cocoon.

Seguindo o modelo e conceito de grandes festivais internacionais, onde o público acampa e vivencia o evento de maneira integral durante três dias, o SWU terá quatro palcos. São dois principais, o Palco Energia e o Palco Consciência; o palco New Stage, onde se apresentarão novas tendências e bandas alternativas; e a grande tenda de música eletrônica, a Greenspace: depois do sucesso do ano passado, a tenda eletrônica teve este ano sua capacidade ampliada para receber um público de 10 mil pessoas por dia.

O SWU é um movimento que convida as pessoas a repensar atitudes, trazendo o debate sobre a sustentabilidade para a esfera individual de ação – demonstrando como as nossas escolhas diárias podem contribuir para um mundo mais equilibrado no âmbito econômico, social e ambiental. Idealizado por Eduardo Fischer, ele teve as suas primeiras atrações de 2011 anunciadas no fim de junho: Peter Gabriel & The New Blood Orchestra, Megadeth, The Black Eyed Peas, Snoop Dog, Damian Marley e Neil Young (que participará do Forum de Sustentabilidade).

SWU, o Movimento

O SWU é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem como marco de celebração um festival de música, artes e consciência realizado anualmente. Ao longo do ano ocorrem diversas ações de conscientização e mobilização. A primeira grande iniciativa do movimento em 2011 foi a “Gincana Impacto Zero”, que premiará uma universidade brasileira com R$ 500 mil para implementação de projeto de sustentabilidade. A gincana foi lançada em maio no programa Fantástico e em sua primeira etapa engajou universitários de todo o Brasil em provas de coleta e triagem de lixo reciclável, reunindo 138,9 toneladas de resíduos, doados para cooperativas de catadores. A partir de agosto os finalistas da competição participam de um reality show no canal Multishow, com apresentação de Didi Wagner, em que terão de cumprir diversas provas de sustentabilidade para concorrer ao prêmio final (http://www.swu.com.br/impactozero/index.php)

Antes da realização do festival acontecem ainda ações itinerantes em faculdades com debates e exposições de fotos, oficinas para o público infantil em parques públicos e concurso de curtas sobre sustentabilidade.

Outra das grandes iniciativas do SWU é o Fórum Global de Sustentabilidade, que este ano realiza sua segunda edição durante o período do Festival, no Teatro de Paulínia, diariamente, entre 12 e 14 horas, reunindo grandes pensadores, artistas, ativistas e representantes de Ongs, entre outros. Haverá ainda mostra de cinema, com a apresentação de curtas, longas, documentários e animações (nacionais e internacionais), sempre com o tema da sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário