segunda-feira, 23 de maio de 2011

PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA HOMENAGEIA NOEL ROSA


Cerimônia acontece no dia 06 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A 22ª segunda edição do Prêmio da Música Brasileira já tem o seu homenageado: o poeta da Vila, Noel Rosa. Idealizado por José Maurício Machline, o Prêmio contará pelo segundo ano consecutivo com o patrocínio da Vale. “Esta é a melhor parceria que já tivemos. AVale soube entender a importância do Prêmio e respeitar sua história e, mais do que tudo, valorizar o artista brasileiro e a sua música”, enaltece Machline.

A cerimônia de entrega acontecerá no dia 06 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre os números musicais, já estão confirmadas as participações de Marisa Monte(em ‘Feitio de Oração’) e Nana e Dori Caymmi, em ‘Três apitos’ e ‘Último desejo’. As damas do teatro Fernanda Montenegro, Nathália Timberg e Aracy Balabanian sobem juntas ao palco para ler um texto em homenagem a Noel Rosa.

Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira tem como finalidade resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, além de avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira vem, há 23 anos, valorizando a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.

O Prêmio da Música Brasileira 2011

Desde o ano passado, o sistema de votação é 100% informatizado. Através do site, os jurados podem ouvir todos os trabalhos concorrentes, ter acesso a todas as informações sobre os produtos musicais e dar o seu voto. O corpo de jurados de CDs é composto por 20 integrantes, com nomes como Zélia Duncan, Hamilton de Holanda, João Cavalcanti, Dé Palmeira, e os jornalistas Sérgio Cabral, Regina Echeverria e Antonio Carlos Miguel, entre outros.

Por não estar atrelado a nenhum aspecto mercadológico, o Prêmio da Música Brasileira se utiliza unicamente de critérios artísticos na base de sua avaliação. Um júri formado por músicos, jornalistas e críticos analisa a produção fonográfica brasileira do ano anterior – seja ela gerada via gravadoras ou de forma independente – e elege os melhores de cada categoria, sob a supervisão de uma auditoria externa.

A cada ano, o Prêmio celebra um artista brasileiro, cujo repertório é a base do show da cerimônia de entrega. A primeira edição foi dedicada a Vinicius de Moraes. De lá para cá, foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, LuizGonzaga,Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes e Dona Ivone Lara.

Noel Rosa

A presença de Noel Rosa foi meteórica, tal qual o cometa Halley, que passou pela terra justo no ano de nascimento do poeta, em 1910. Filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa, Noel sempre teve a saúde debilitada. Nasceu com hipoplasia (desenvolvimento limitado) da mandípula, o que se tornou uma de suas principais marcas pela vida afora.

Ainda criança, teve seu primeiro contato com o bandolim e depois passou para o violão, instrumento de seu pai. Criança franzina, foi alvo eterno de preocupação da família. Certa noite, sua mãe escondeu todas as suas roupas para impedi-lo de ir a uma festa. O episódio serviu de inspiração para o clássico ‘Com que roupa?’, primeiro grande sucesso de Noel.

Daí em diante, Noel criou uma profusão de obras-primas, como ‘Três apitos’, ‘Último desejo’, ‘Feitio de oração’, ‘Conversa de botequim’, ‘Pela última vez’, ‘O orvalho vem caindo’, entre tantas outras. A histórica rixa com Wilson Batista foi a deixa para o nascimento de uma série de clássicos, como ‘Feitiço da Vila’ e ‘Palpite Infeliz’.

Apaixonado por mulheres e pela boemia, Noel nunca deu a devida atenção a sua saúde. Foi vencido pela tuberculose com apenas 26 anos, deixando mais de 200 canções que se configuram como um dos mais preciosos acervos da música popular brasileira.

Vale Cantar Noel!

Após o sucesso da primeira edição, no ano passado, o Prêmio da Música Brasileira 2011 dá nova chance aos talentos espalhados pelo Brasil, através do concurso Vale Cantar Noel!, dedicado ao ‘Poeta da Vila’. José Maurício Machline, idealizador do Prêmio, mais uma vez está coordenando o concurso e as inscrições podem ser feitas através do site oficialwww.premiodamusica.com.br até o dia 15 de junho. Os interessados podem enviar um vídeo onde interpretam um sucesso de Noel Rosa, com arranjo e formação musical a critério dos candidatos. Serão escolhidos três finalistas e o vencedor será conhecido apenas na cerimônia, que acontece no dia 06 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Vale Cantar novamente contemplará duas categorias: uma voltada para o público geral e uma outra exclusiva para os empregados da Vale. O grande vencedor de cada categoria receberá um prêmio especial no valor de R$ 9.837,80, em títulos de capitalização ou certificado de ouro quitado, e um troféu na noite da celebração, ao lado dos grandes nomes da música brasileira.

A primeira edição do concurso Vale Cantar foi dedicada a Dona Ivone Lara, homenageada do Prêmio da Música Brasileira 2010. Os vencedores foram o paulista Tony Daniel Mansor Taboas (na categoria Público em geral) e Clayton Nilo da Silva, de Carajás (na categoria Empregados da Vale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário