sexta-feira, 3 de junho de 2011

Garage Project traz The Cribs pela primeira vez ao Brasil

Projeto tem site que explora o universo da produção musical e convida DJ Zegon e Roy Cicala para produzir faixa de banda iniciante


O Garage Project, projeto idealizado pela Media Contacts para a Citroën e viabilizado pela Vice, por meio de uma plataforma musical, tem como objetivo exteriorizar o processo criativo de uma banda independente, utilizando a tecnologia e o advento das redes sociais. Voltado ao universo da produção fonográfica, o projeto disponibiliza notícias, entrevistas e vídeos no sitewww.garageproject.com.br e nas redes sociais Facebook (/citroenbrasil) e Twitter (@citroenbrasil).

Com esse projeto, Citroën estabelece uma relação direta com o seu DNA que é a criatividade e a tecnologia (Creative Technologie). Por meio do sitewww.garageproject.com.br e de redes sociais, como Facebook e Twitter, que serão totalmente conectados às redes da Citroën, o Garage Project atua como uma plataforma de divulgação de vídeos e notícias, além de se conectar diretamente com um público alvo dessa parceria. Entre as montadoras, Citroën é pioneira em redes sociais, com o maior número de seguidores e fãs nas plataformas Twitter e Facebook, e assim, confirma a liderança na utilização das novas mídias sociais. “Queremos buscar ainda mais um contato direto e constante com o nosso cliente. Decidimos criar um projeto inovador totalmente voltado para as nossas plataformas digitais. O Garage Project tem como objetivo descobrir o processo criativo (isso por conta do nosso slogan – Creative Tecnologie) das novas bandas”, afirma Nivea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën.

O site do projeto, atualizado diariamente, se torna uma plataforma de conteúdo não só para os amantes da música independente, mas também para as próprias bandas. Com o apoio de produtores de música consagrados, o Garage Project fornece informação e suporte para novos músicos sobre produção, equipamentos, técnicas e até dicas de como usar softwares ou programas de edição. “O diferencial é a forma de interação, já que todo o processo de ativação do projeto será feito somente por meio das nossas mídias sociais, possibilitando uma maior interação com os nossos fieis seguidores no Twitter e no Facebook”, diz Alexander Greif, gerente de publicidade e propaganda.

Para celebrar essa iniciativa, que é dedicada aos mais de 28 mil fãs e 11 mil seguidores da Citroën nas mídias sociais, o Garage Project faz uma festa para convidados no dia 17 de junho, com show da banda inglesa The Cribs, no Beco 203. A casa também receberá um show aberto ao público com a mesma banda no dia 18 de junho. As informações serão divulgadas nas redes digitais oficiais da montadora.

"A ideia do projeto é criar um canal que traga novidades sobre produção musical alternativa, independente e inovadora. Também temos a intenção de ajudar novos músicos e bandas a produzirem faixas de qualidade", diz Gabriel Klein, Diretor Criativo da VICE. André Felix, diretor de atendimento da Media Contacts, completa: “Quisemos fazer uma ação diferenciada. A nossa intenção é transformar um projeto musical em uma grande plataforma digital, que contempla diferentes redes. A proposta foi criar uma ação que tem sinergia com os atributos da marca, que é líder entre as montadoras nas redes sociais”, conta.

Para a primeira fase do projeto, o Garage Project convidou o produtor musical Zegon e o engenheiro de som Roy Cicala para gravar uma faixa da banda 8bit Pipe. Formado em 2007, o grupo concentra uma sonoridade que vem do electro e do indie rock. O nome faz referência ao 8-bit, elemento sonoro presente nos jogos de videogame. O processo de produção da faixa foi documentado e será exibido em breve no site do projeto. A banda também abrirá o show do The Cribs no dia 17 de junho.


The Cribs
O The Cribs nasceu em 2001, em Wakefield, distrito metropolitano de West Yorkshire, Inglaterra, e ficou conhecido pelo estilo que mescla garage rock, punk e indie rock. Formada pelos irmãos gêmeos Ryan e Gary Jarmam e pelo caçula Ross, os ingleses ganharam destaque na cena musical britânica em 2005, com o lançamento do segundo disco, intitulado “The New Fellas”.

E em, 2009 o álbum “Ignore the ignorant”, já com o guitarrista Jhonny Marr (ex-guitarrista do The Smiths que entrou pra banda em 2008), deu sequência ao trabalho de sucesso. A banda prepara, ainda para esse ano, o lançamento do próximo álbum, mas Marr não está mais na formação.

Os envolvidos

Roy Cicala
O nome Roy Cicala chega a ser quase uma marca quando se fala em música. Roy é conhecido como um dos engenheiros de som mais talentosos do mundo. No seu mítico estúdio Record Plant, em Nova York, ele foi o cara que fez nascer álbuns incríveis de gente como John Lennon, Jimi Hendrix, Elvis Presley, Patti Smith, Madonna, Aretha Franklin, Charles Mingus e por aí vai. Os nomes talentosos são muitos, o que indica que é um profissional que já passou praticamente por todo o tipo de estilo musical.

Cicala veio morar no Brasil, junto de sua filha nascida aqui, há quatro anos. Ele trouxe os equipamentos de seu estúdio de NY e remontou sua estrutura como a S.A. Plant, na Vila Mariana, em São Paulo.

Zegon
Zegon começou como DJ do Planet Hemp. Na época formou, ao lado de DJ Nuts o duo DZ Cutz, responsável por mixtapes que chacoalharam a noção de hip-hop no país. Foi aí que ele começou a produzir sério, usando toda a bagagem adquirida nas pistas de dança e nos estúdios. Também trabalhou com grandes nomes como Sepultura, Nação Zumbi e inclusive com o ex-ministro Gilberto Gil.

Ao lado do produtor Sam Spiegel (aka Squeak E. Clean) Zegon fundou o projeto N.A.S.A. com o intuito de fazer música sem barreiras de idioma, raça, cor e opiniões políticas. Ganhou reconhecimento mundial e reuniu mais de 40 nomes da música global, de David Byrne (Talking Heads) à cantora Lovefoxxx (CSS), passando por Kanye West e o monstro sagrado inventor do P-Funk, George Clinton.

Recentemente, Zegon trabalhou com Jorge Ben e Mano Brown na releitura do clássico “Umbabarauma”, e produziu batidas pro rapper-sensação Emicida. Hoje em dia ele se divide entre turnês internacionais de seu grupo, disputadas apresentações nas picapes do Brasil, e ainda tem pique para ajudar a produzir o álbum solo de seu parceiro do N.A.S.A.

Siga o GarageProject
#garageproject

Nenhum comentário:

Postar um comentário